quinta-feira, 12 de março de 2009

O bom de ser mulher

O Dia Internacional da Mulher é uma das datas sobre as quais eu diria que há controvérsias. A maneira como é comercialmente celebrada não faz jus ao motivo pelo qual o dia 8 de março de 1857 entrou para a história. Nesta data, 129 operárias de uma fábrica de tecidos de Nova York morreram queimadas em uma ação policial. Brutalmente caladas durante uma manifestação pela diminuição da jornada diária de trabalho, de 14h para 10h, e o direito à licença-maternidade.

Direitos dos quais muitas vezes abrimos mão por sermos super-mulheres modernas, do século XXI, prontas para cuidar da casa, dos filhos, dos maridos sem deixar de sermos impecáveis como profissionais, bem-sucedidas sempre e mantermos nossos corpos sarados mesmo que tenhamos que malhar de madrugada, enquanto todos dormem.

Pensando nisso, decidi produzir um vídeo para o propmarkTV, site do qual sou editora de imagem e conteúdo, utilizando trechos de entrevistas que fiz com mulheres do mundo do marketing e da propaganda para o próprio site. Deu um trabalhão danado. Sozinha, vasculhei os arquivos procurando mostrar que essas mulheres são líderes justamente por enxergarem o mundo como mulheres, mesmo quando o universo que as cerca é assustadoramente masculino. Ao terminar, já noite adentro da sexta-feira, revi o vídeo com um sorriso nos lábios e a sensação de missão cumprida.

Peguei meu carro e corri contra o tempo, ansiosa por chegar a tempo da sessão de cinema combinada com meu amorzão. A Rádio SulAmérica Trânsito me desencorajava. Em todos os cantos a situação era caótica. Mas pelas vias por que passei, incrivelmente, os poucos carros fluiam... Eu ainda estava no carro quando recebi minha maior recompensa: o sorriso dele e o beijo jogado em minha direção. Nessas horas, quando nos sentimos mais mulheres do que nunca, é que costumo agradecer à Deus por poder usar batom, rímel e saia, sem me tornar por isso alvo de questionamentos.

E quero agradecer aqui, em público, às mulheres que me deram tanto trabalho de edição pela riqueza de suas palavras.

Nenhum comentário: